sexta-feira, 24 de abril de 2015

12 homens e uma sentença


@Elizabeth Dutra é uma daquelas pessoas fáceis de começar um bom papo. Em uma conversa por telefone, Beth nos disse um pouco sobre sua formação acadêmica em direito. Mas logo mudou o rumo do bate papo e deixou bem claro que é na cerâmica artesanal que se encontrou.

E foi assim. Logo que a convidamos para participar do Antenados Cult já engatilhou uma excelente dica (aliás,ela sempre tem uma ótima sugestão cultural para compartilhar).


@Elizabeth Dutra

Sempre na lista dos filmes que você não pode deixar de assistir, 12 HOMENS E UMA SENTENÇA é um filme universal e atemporal.


Começou como peça teatral e foi transformado em filme por Sidney Lumet em 1957, com destaque para Henry Fonda, numa excelente interpretação. Daí para frente foram várias regravações, em vários países, como: Rússia, França, Índia, Alemanha e novamente Estados Unidos, em uma produção de 1997, trazendo Jack Lemmon no elenco. 
Com exceção de alguns minutos iniciais e outros poucos finais, o restante do filme se passa em uma única sala, onde 12 jurados deverão dar o veredito que poderá levar um jovem porto-riquenho a
cadeira elétrica, acusado de matar o próprio pai. 




Mais que um estudo jurídico, pois é um exemplo da lógica argumentativa, trata-se de um estudo sobre o comportamento humano ao serem revelados traços da personalidade de cada um dos jurados, seus valores e preconceitos. Recomendo tanto a filmagem de 1957, quanto a de 1997. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário